top of page
Foto globo.jpg

consultas

astrológicas

  • Foto do escritorAna Luiza Parente

Eclipses e Nodos Lunares - Datas para 2024

Atualizado: 6 de abr.

❣️ Primeiro, anota ai as datas dos Eclipses em 2024:


Eclipse Lunar Penumbral 25/03/2024, às 04:00 - Visível na América do Sul e América do Norte, e em parte da Europa, leste da Ásia, oeste da África e leste da Austrália.

No seu Mapa Astral olhar: 5 graus de Libra.

Eclipse Solar Total 08/04/2024, às 15:20 - Visível em quase toda América do Norte, e no Oeste da Europa. No seu Mapa Astral olhar: 19 graus de Áries.

Eclipse Lunar Parcial 17/09/2024, às 23:45 - Visível em toda a Europa, África e América do Sul e em parte do oeste da Ásia. No seu Mapa Astral olhar: 25 graus de Peixes.

Eclipse Solar Anular 02/10/2024, às 15:55 - Visível no sul da América do Norte e em grande parte da América do Sul. No seu Mapa Astral olhar: 10 graus de Libra no seu Mapa Astral.


Agora, vamos entender a relação dos Eclipses e dos Nodos Lunares:


Os Nodos Lunares, tecnicamente falando, é uma linha de encontro entre os planos de órbita da Terra em torno do Sol, e da Lua em torno da Terra. São dois pontos virtuais, onde um aponta para o Norte e outro para o Sul.





Na Astrologia, eles representam o percurso de Evolução da Alma, onde percorremos o caminho do Nodo Sul até o Nodo Norte. Eles são como nossos orientadores, onde através deles podemos perceber quais experiências trazemos do nosso passado e qual o caminho seguir no presente para haver uma Evolução.


O Nodo Norte também é conhecido por Cabeça do Dragão, e o Nodo Sul a Cauda o Dragão, isso porque os antigos diziam que o Eclipse só poderiam ser Dragões no céu que comiam uma parte da Lua ou do Sol.


❣️ E o que os Nodos tem a ver com os Eclipses?


Quando o Sol e a Lua estão ao mesmo tempo cruzando o Nodo Norte ou o Nodo Sul, é quando acontece o Eclipse. Ou seja, se você tem os 3 pertinho um do outro no seu Mapa Astral, como no exemplo abaixo, você pode ter nascido durante um eclipse (é necessário fazer uma análise mais precisa para ver os graus):




Se o Sol e a Lua estão juntos no mesmo Nodo (independente de ser Norte ou Sul), quer dizer que temos um Eclipse Solar, de Lua Nova, (como no caso do exemplo acima), e caso Sol e Lua estejam em lados opostos, teremos um Eclipse Lunar de Lua Cheia.


Ou seja, para o Eclipse acontecer, Sol e Lua precisam estar nos pontos de cruzamento do seu caminho solar e lunar, ou seja, em cima dos Nodos Lunares.


E para sabermos qual o tema que teremos nos próximo Eclipses, basta ver em quais signos nos Nodos Lunares estão passando, como no exemplo abaixo, podemos ver que estão em Libra, ou seja, as transformações vão ter a ver com esse Arquétipo, em que os temas são relacionamentos, trocas, pensamento, etc.







Mas, independente dos Eclipses, todos nós temos os Nodos Lunares em algum lugar no mapa, e eles sempre estarão em oposição um do outro, então, por exemplo, se você tem o Nodo Norte em Áries, quer dizer que seu Nodo Sul estará em Libra (signo oposto/complementar), do mesmo jeito, se você tem um Nodo Norte na casa 6, isso quer dizer que seu Nodo Sul está na casa 12.

Nodo Lunar Norte – cabeça do dragão

Nodo Norte = a cabeça do Dragão. Ela representa nosso “Dharma”, nosso caminho para a Evolução. É para onde devemos mirar para cumprir nossa missão. Oportunidade para plantar sementes e obter uma colheita positiva.

Nodo Lunar Sul – cauda do dragão

Nodo Sul = a cauda do Dragão. Representa a “bagagem Kármica”, a memória ou o registro que trazemos de outras vidas, para poder trabalhar e resolver nessa.

Indica um espaço de conforto e familiaridade de algo que, quando resolvemos suas pendências, podemos caminhar para o Nodo Norte, crescendo e evoluindo. Porém, não precisamos cortar nem deletar essa memória, pelo contrário, será sempre uma experiência e uma lembrança de aprendizados passados.

❣️ O que significa os Nodos Lunares no Mapa Astral?


Os trânsitos dos Nodos Lunares duram em torno de 1 ano e meio, mais ou menos, em cada signo, por isso, normalmente pessoas que nasceram na mesma época trazem os mesmos Nodos Lunares, e assim trazem experiências muito parecidas.


Por exemplo, quem nasceu entre Dez/1987 e Maio de 1989, trazem os Nodos Lunares em Virgem e Peixes, (Nodo Sul em Virgem e Nodo Norte em Peixes), sendo assim, uma geração que traz uma memória de muito trabalho, perfeccionismo, materialidade, pessoas que lidaram muito com o mundo físico e visível. O caminho a seguir nesse caso seria entrar em contato com o lado emocional, aprendendo a sentir mais e pensar menos. Aprendendo a lidar com o invisível, com as artes, com a espiritualidade e com a intuição. Porém, sem abandonar a praticidade, o trabalho e o contato com a realidade do mundo fisico.

❣️ Nodos Lunares das Casas


Claro que não podemos esquecer que este é um exemplo que pega apenas os signos dos Nodos Lunares, lembrando que as casas astrológicas onde se encontram e os planetas que têm por perto também vão influenciar na Leitura.


Exemplo em relação às casas astrológicas:


Nodo Sul na casa 1 e Nodo Norte na casa 7: pode trazer uma lembrança de alguém que aprendeu a resolver tudo sozinho, com autonomia e independência, porém o caminho de evolução seria aprender a contar com os outros, a compartilhar, criar vínculos de relacionamentos, saber que pode haver colaboração e aprendizado também através dos outros. Não significa criar uma dependência nas pessoas, nem deixar de lado a autonomia, porém aprender a equilibrar e nutrir as relações e as parcerias na vida.


❣️ Nodo Lunares nos Signos por Elementos:


Nodo Lunar Norte em cada elemento:

  • Nodo Norte em signos de Fogo (Áries, Leão e Sagitário): o caminho é olhar para si, trabalhando a independência, a autonomia e a força de vontade para ir atrás de seus próprios objetivos.

  • Nodo Norte em signos de Terra (Touro, Virgem e Capricórnio): o caminho é aterrar seus objetivos, trazer para realização, trabalhar na organização, praticidade e concretização.

  • Nodo Norte em signos de Ar (Gêmeos, Libra e Aquário): o caminho é trabalhar nas relações, no social, na comunicação, nas trocas e na mente.

  • Nodo Norte em signos de Água (Câncer, Escorpião e Peixes): o caminho é trabalhar as emoções, explorar a sensibilidade, e mergulhar profundo em seus sentimentos.

Nodo Lunar Sul em cada elemento:


Nodo Sul em signos de Fogo (Áries, Leão e Sagitário): as memórias trazidas são de experiências independentes, autônomas, de coragem e de ação, precisando assim resolver as pendências que podem ter a ver com o excesso de individualidade e egoísmo, para poder caminhar para o Nodo Norte.

Nodo Sul em signos de Terra (Touro, Virgem e Capricórnio): as memórias trazidas são de experiências de alguém que lidou muito com questões materiais, como trabalho, dinheiro, rotina, organização, praticidade, precisando assim resolver as pendências que podem ter a ver com o excesso de materialidade, perfeccionismo e vício de trabalho para poder caminhar para o Nodo Norte.

Nodo Sul em signos de Ar (Gêmeos, Libra e Aquário): as memórias trazidas são de experiências de alguém que lidou bastante com os relacionamentos no passado, olhando para o outro, trabalhando com as trocas, com questões sociais e comunitárias, precisando assim resolver as pendências que podem ter a ver com a dependência de pessoas, dependência de aprovações alheias, com o excesso de pensamento e de mente, para poder caminhar para o Nodo Norte.

Nodo Sul em signos de Água (Câncer, Escorpião e Peixes): as memórias trazidas são de experiências relacionadas ao emocional, de alguém que lidou bastante com sua sensibilidade, espiritualidade, lado artístico e sentimental, precisando assim resolver as pendências que podem ter a ver com o excesso de drama, com a dependência emocional, com a dificuldade de lidar com a matéria e de concretizar aquilo que se deseja, para assim poder caminhar para o Nodo Norte.

❣️ Como saber e aprofundar mais meus nodos lunares?


É só clicar aqui no link que podemos fazer essa análise de acordo com o seu Mapa!



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Planetas

Comments


bottom of page