• Ana Luiza Parente

Planetas

Atualizado: 26 de Abr de 2019

Já vimos que todos nós temos todos os signos nos influenciando, e não apenas o signo solar. Aqui, vamos falar da influência que temos de cada planeta. Por que falamos tanto do Sol, da Lua e Mercúrio? E todo o restante, qual a influência?


São as posições dos planetas nos signos e nas casas que nos diferenciam uns dos outros, e claro, os aspectos que eles formam entre si, mas vamos por partes né? Hoje, falaremos da influência que cada planeta traz na nossa personalidade, dando como exemplo a posição deles em um signo e uma casa.

Lembrando sempre que de maneira alguma devemos interpretar as informações aqui contidas de forma generalizada, ao pé da letra. Afinal, somos seres singulares. A leitura do mapa presencialmente, através da consulta astrológica se torna indispensável, pois assim analisamos todo o contexto do mapa e os aspectos que os planetas fazem entre si.


Obs: na astrologia consideramos Sol e Lua como planetas.


Começaremos falando dos planetas considerados “pessoais”, que estão mais próximos da Terra, e lidam com questões relacionadas ao nosso “eu pessoal”: Sol, Lua, Mercúrio e Vênus.


Sol, Mercúrio e Vênus demoram em torno de 1 ano para dar a volta no Zodíaco, por isso que no nosso mapa natal normalmente eles estão próximos uns dos outros. Lembrando que Mercúrio e Vênus podem ficar retrógrados modificando o tempo da órbita.



Sol: o signo solar fala da nossa essência, aquilo que temos como ponto fundamental em nossa vida, nossa luz e auto expressão. Por isso que normalmente é o signo que mais falamos, porém, temos que lembrar que não é a única influência. A casa que temos o Sol representa a área da vida que revigoramos nossas energias, onde tudo se resolve e se organiza. O Sol passa 30 dias em cada signo, andando 1 grau por dia, por isso que todo mês temos a entrada do Sol em um signo diferente. E, como temos 12 meses no ano, e 12 signos no Zodíaco, quando passamos pelo nosso aniversário temos nossa Revolução Solar: quando o Sol no céu passa pelo nosso Sol no Mapa Natal:




No exemplo acima, coloquei a data de nascimento como se fosse amanhã. O que está circulado dentro do mapa é o Sol de nascimento, e fora no mapa é o Sol onde está passando hoje: os dois se encontram quando estamos passando pelo nosso aniversário.


("como faço para ver aonde está passando o Sol e os outros planetas no meu mapa?" Clique Aqui)


Exemplos de interpretações do Sol:


Sol em Áries. O que é Áries? Áries tem a ver com Fogo, coragem, iniciativa, independência, então quem nasce com o Sol em Áries, nasce com a essência do guerreiro, de ir à luta, de coragem, de impulsos, de desejos.


Sol na casa 9, o que é a Casa 9? A casa 9 tem a ver com estudos, viagens, filosofias de vida, desbravar novos horizontes... ou seja, a pessoa que nasceu com Sol na casa 9, encontra sua força e sua luz quando aprofunda seu conhecimento em algum estudo, quando viaja, quando se envolve com alguma filosofia de vida, quando desbrava novos horizontes, etc.


Como a Lua estava em Virgem quando fiz esse post, me empolguei na produção e vou dar um resumão aqui do Sol conforme os 4 elementos:


* Sol em signos de fogo (Áries, Leão e Sagitário): ter independência e autonomia é fundamental na vida. Recarrega as energias através de atividades físicas, indo em busca de metas, ideais e evolução pessoal.

* Sol em signos de terra (Touro, Virgem e Capricórnio): trabalhar é fundamental, recarrega suas energias no mundo físico, produzindo, sendo útil e prático.

* Sol em signos de Ar (Gêmeos, Libra e Aquário): socializar e fazer trocas com as pessoas é fundamental. Revigora as energias no mundo intelectual, na comunicação, aprendizado e nas interações sociais.

* Sol em signos de água (Câncer, Escorpião e Peixes): se envolver emocionalmente com as pessoas e situações é essencial. Alimenta a sua alma através de sonhos, imaginação e tendo experiências intensas na vida.


Mercúrio: é o planeta mais próximo do Sol, por isso também que é bem importante no nosso aspecto pessoal. Ele representa o pensamento, intelecto, nossa mente racional. O signo em que ele se encontra fala da maneira como nos comunicamos, como expressamos nossas ideias e como raciocinamos. Na casa onde temos Mercúrio podemos ter trocas, movimentos, racionalidade e curiosidades.


Exemplos de interpretações:


Mercúrio em Touro: mente organizada, determinada e realista. Se expressa de maneira prática, racional, e ao mesmo tempo dócil. Aprende mais na prática do que na teoria.


Mercúrio na Casa 2: pode ser legal usar a comunicação no meio de trabalho, seja falada, escrita, cantada, etc. Pode ter mais de um meio de produção, trabalhos paralelos. Várias ideias sobre como gerar seus próprios recursos.


Vênus: planeta do amor e da beleza. Vênus fala de como sentimos, como amamos e como expressamos nossos sentimentos. Representa também nossas finanças e bens materiais. Onde temos Vênus podemos ter boa fortuna, beleza e harmonia. O signo em que se encontra indica nossa energia amorosa, o que buscamos nas relações e como lidamos com os prazeres da vida.


Exemplos de interpretações:


Vênus em Gêmeos: comunicação e flexibilidade são fundamentais nos relacionamentos. Pode expressar os sentimentos de maneira mais racional e verbal. Mente aberta e flexível nas relações.


Vênus na casa 3: pode se comunicar de maneira amorosa, ter um relacionamento harmônico com os irmãos, tios, primos, sobrinhos. Desejo de estudar assuntos que envolvam beleza, harmonia, amor e arte.


Lua: a Lua representa nosso cenário afetivo, como lidamos com nossas emoções e nosso humor. Assim como a Lua tem suas fases, a casa em que ela se encontra no mapa pode ter instabilidade também. Seu signo representa o que nos faz sentirmos seguros, acolhidos e protegidos emocionalmente. Ela também representa nossa relação com a mãe, antepassados, memórias e ancestrais.


* Lua em signo de fogo (Áries, Leão, Sagitário): pode lidar com os sentimentos de maneira impulsiva e corajosa.

* Lua em signo de terra (Touro, Virgem, Capricórnio): pode lidar com os sentimentos de maneira prática e determinada.

* Lua em signo de ar (Gêmeos, Libra e Aquário): pode lidar com os sentimentos de maneira lógica e racional.

* Lua em signo de água (Câncer, Escorpião e Peixes): pode lidar com os sentimentos de maneira profunda e sensível.


Agora, vamos falar dos planetas considerados “sociais”:


Marte, que fica em torno de 2 meses em cada signo, Júpiter que fica em torno de 1 ano em cada signo e Saturno que fica em torno de 2 anos e meio em cada signo.


Marte: o signo que temos Marte indica nossas vontades, desejos, coragem e impulsos. Também fala das melhores energias que temos para enfrentar os obstáculos e lutar por aquilo que queremos. Na casa em que ele se está, podemos sentir como um espaço de luta, onde não relaxamos facilmente, mas conquistamos com bravura.


Exemplos de interpretações:


Marte em Câncer: impulso e desejo para cuidar, proteger e acolher. Com o uso da intuição e sensibilidade enfrenta com bravura os desafios da vida.


Marte na casa 4: pode sentir uma energia de luta, impulso e desafio na área familiar, ancestrais, lar, memórias do passado. Desejo de adquirir independência e autonomia para conquistar seu próprio espaço.


Júpiter: onde temos Júpiter podemos ter abundância, otimismo e sorte. O signo em que ele se localiza representa nossa vontade de saber mais, de experimentar, evoluir e ir mais longe. A casa em que ele está pode indicar as áreas abençoadas da vida, como se fosse aquela luz no fim do túnel que as vezes precisamos. É onde devemos distribuir ao mundo nossos excessos.


Exemplos de interpretações:

Júpiter em Leão: a saída está na generosidade, na autonomia, na autoconfiança, no brilho e no amor à vida.


Júpiter na casa 5: abundância e otimismo em suas criações (sejam filhos, projetos, produtos) e em momentos de lazer. A saída pode estar na criatividade e no amor próprio.


Saturno: fica em torno de 2 anos e meio em cada signo, como temos 12 signos no zodíaco, (12 x 2,5 = 30), temos seu retorno mais ou menos nos nossos 30 anos de idade, que é quando ele cruza com nosso Saturno natal:



No exemplo acima, coloquei o ano de nascimento em 1990, ou seja, a pessoa estaria fazendo 29 anos hoje. O Saturno no céu já está se aproximando ao saturno natal (lembrando que os planetas se movimentam no sentido anti-horário).


Saturno vem nos disciplinar. Ele é aquele “professor ou pai chato” que vem nos cobrar a lição de casa. Por isso que quando passamos pelo seu retorno, próximo dos 30 anos, podemos ter mudanças de carreira, relacionamentos, casamentos, separações, novas parcerias, novas áreas de estudos, novos interesses, etc. Se não estivermos cumprindo nosso papel, ele vem para nos colocar na linha!

Onde temos no mapa natal podemos ter um senso de responsabilidade, dever e tensão muito fortes. Pode indicar um desafio, uma bagagem Kármica. Quanto mais velhos ficamos, mas fácil fica de lidar com as energias de Saturno, pois ele tem a ver com a maturidade. Por isso, a casa e o signo que temos, pode também ser a chave para nosso amadurecimento pessoal.


Exemplos de interpretações:


Galera que nasceu com o Saturno em Capricórnio: trabalhadores! Pessoal focado na carreira, nos seus “propósitos”. Espírito empreendedor, mas que ao mesmo tempo quer reestruturar as regras dos negócios, trazendo novas organizações e meios de produção.


Saturno na casa 6: pode sentir cobrança, tensão e dever nas questões relacionadas ao trabalho, ao dia a dia, cotidiano e saúde física.



E por fim, e não menos importante, falamos dos planetas considerados transpessoais ou geracionais: Urano, Netuno e Plutão.


Urano: fica em torno de 7 anos em cada signo. Urano representa o contexto cultural no qual fomos criados. Ele quer inovar, trazer novidades, ser original. Onde o temos, podemos nos sentir diferentes, indo para a contramão do senso comum, revolucionando e quebrando padrões.


Exemplos de interpretações:


Geração Urano em Capricórnio: revoluções dos padrões antigos e tradicionais, novas estruturas. Trazer tecnologias e inovações nos meios de produção.


Urano na casa 7: os relacionamentos e as parceiras na vida são fortalecidos pela criatividade, inovações e novidades. Podem ser atraídos por pessoas diferentes do senso comum.


Netuno: fica em torno de 14 anos em um signo. Netuno representa os sonhos e inspirações de toda uma geração. Ele fala da espiritualidade, artes, sensibilidade e intuição. A área que o temos no mapa, podemos passar por experiências que a mente racional não explica, mas que a alma sente.


Exemplos de interpretações:


Geração Netuno em Capricórnio: novos sonhos, novas inspirações, reestruturação da espiritualidade.


Netuno na casa 10: intuição, poder espiritual, artes e imaginação podem ser características presentes quando se trata de carreira, vocação e trabalho.


Plutão: ele fica em torno de 20 a 30 anos em cada signo, é o mais distante. Plutão relaciona-se com a regeneração e a cura, morte e renascimento. Onde temos plutão podemos lidar com a força da transformação, desapegando daquilo que não nos serve mais para abrir espaço para o novo. Podemos aprender a lidar com as perdas, renascendo das cinzas.


Exemplos de interpretações:


Geração Plutão em Escorpião: curandeiros de outras vidas. Força para trazer à tona as sombras, para transformar, curar, transmutar. Destruir para reconstruir.


Plutão na casa 1: pessoas com um poder de transformação muito forte, tanto de si mesmo quanto do outro.


* E é isso pessoal! Esses são os principais planetas que influenciam na nossa personalidade. Além deles, temos ainda outros elementos que usamos na leitura de mapa natal, como a Lilith, Quíron, Nodos Lunares, Juno, etc. Logo mais faço um post sobre eles também. Fiquem de olho!!

Claro que, isso não chega nem perto do que é uma consulta de mapa com um astrólogo, apenas um resumo e um material para reflexão e auto estudo. :)


Espero que, através desse material, eu consiga lhe passar um pouco desse conhecimento e que a astrologia sirva como uma ferramenta de autoconhecimento e direcionamento, assim como serviu para mim. :)




CONTATO

Endereço:

O mundo todo

​​

     +55 48 99192-8272​

analusparente@gmail.com

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram

© 2018 ~ 2019 astronômade

Todos os direitos reservados

amorosamente desenvolvido por bialthoff.com